quinta-feira

Há situações para o qual é impossível nos preparamos. Por muitos anos que o curso tenha, por muita prática e teórica que saibamos, nunca ninguém nos prepara para quando temos um animal a morrer às nossas mãos.
Hoje tinha actividades das 20h às 8h de amanhã de manhã, supostamente. Mas assim que cheguei ao Hospital Veterinário estava um cão em recuperação de uma cirurgia que tinha realizado durante a tarde. Não estava nas melhores condições. Tinha a língua cianótica, a temperatura muito baixa. De um momento para o outro pegaram nele a correr e levaram-no para o bloco operatório. Tinha entrado em paragem cardio-respiratória. Estivemos quase meia-hora a tentar reanimá-lo. Mas não valeu a pena. Morreu nos nossos braços.
Senti-me completamente inútil, porque ainda não tenho capacidades nenhumas para fazer o que quer que seja para ajudar. Estou no 3º ano de Veterinária e ainda não nos deram os mínimos de conhecimentos.

3 comentários:

  1. Se for no Hospital do Restelo só tenho boas coisas a dizer. Foi lá que eu tove de ir para tratar do olho da minha gatinha e foram umas simpatias. Mas deve ser horrível ver um animal morrer assim há nossa frente :(

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que ninguém consegue estar preparada para a morte. Foi uma das razões pela qual eu fugi das Ciências. Nem uma semana aguentaria um trabalho assim.

    ResponderEliminar